etec enquete

Qual o melhor navegador (web browser) na sua opinião?

 

Centro Paula Souza tira dúvidas de alunos na volta às aulas

Conteúdo de aulas e materiais de apoio ao estudo estarão disponíveis na plataforma, para acesso a qualquer momento l Foto: Getty Images

A partir desta quarta-feira (22), uma nova vida vai começar para os estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e da Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Termina o recesso, reinicia-se o período letivo. Apoiados por variados recursos tecnológicos, professores e alunos do Centro Paula Souza (CPS) vão trilhar um percurso acadêmico diferente, com aulas virtuais, mas nem por isso menos produtivas e interessantes.

Docentes e discentes enfrentarão juntos o desafio de utilizar metodologias e ferramentas novas, que propiciam outras formas de ensinar e aprender –individualmente, cada um em sua casa, e também em grupos, nos ambientes digitais colaborativos.

Muitas coisas vão permanecer como eram, na modalidade presencial; outras, terão de ser adaptadas. Por isso, foi formado o Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), composto por equipes pedagógicas e administrativas, que vem avaliando propostas e soluções para esta nova etapa de ensino. O GEEaD estará a postos para auxiliar a todos nessa adaptação.

Nas Etecs, até o final de abril, o período letivo será destinado à adaptação ao novo modelo de ensino remoto. Será realizada também uma série de atividades que incluem masterclasses (expressão inglesa que se refere a aula dada por especialista em determinado tema) com profissionais de diversos setores produtivos. Os conteúdos didáticos só começarão a ser dados a partir do dia 4 de maio.

Já o calendário das Fatecs prevê até 30 de abril diversas atividades para que educador e os estudantes se preparem para o ensino e aprendizagem em ambiente virtual. O início das aulas será no dia 4 de maio

Veja o vídeo de boas-vindas da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá:

https://www.youtube.com/watch?v=H5akDBmGRuY&feature=youtu.be

 

Confira a lista de Perguntas & Respostas, com informações básicas para o início da nova jornada!

1. O meu curso se tornou um curso EAD?

Não. Um curso EAD deve ser criado nessa modalidade e seguir normas e regulamentação específica. Neste momento, estamos apenas viabilizando as aulas de forma remota, para dar continuidade ao processo de aprendizagem, sem prejuízo para o ano escolar, até que possamos retornar ao ambiente presencial com segurança para nossa saúde.

2. Como farei para assistir às aulas?

Em seu e-mail institucional (seunome@etec.sp.gov.br, para alunos e professores de Etecs; @fatec.sp.gov.br, para professores e alunos de Fatecs), você vai receber uma notificação de que está inserido na plataforma Teams. Esse será sua nova “sala de aula”, ou seja, o seu ambiente acadêmico. É com esse e-mail que você vai entrar no aplicativo ou no site do Teams. Você será cadastrado em cada uma das disciplinas do seu curso. E deverá entrar na turma da disciplina, de acordo com o seu horário de aulas.

3. Eu preciso ter um computador para assistir aula ou posso utilizar meu celular?

O acesso ao Teams pode ser feito de três formas: 1. por meio da instalação do programa em seu computador pessoal; 2. por meio do acesso a um link pelo navegador de internet, sem necessidade de baixar o programa; 3. por meio de um aplicativo que deve ser baixado no celular. É preciso ter um microfone (celulares e notebooks já têm microfone embutido). O fone de ouvido que vem com o celular geralmente também tem um microfone.

4. Haverá controle de presença?

Sim, a plataforma permite que o professor gerencie diversos fatores relacionados a suas turmas, como entrada na sala de aula, permanência, participação em atividades em tempo real, realização de tarefas solicitadas, entre outros. A presença será aferida pela entrega das atividades previstas quinzenalmente.

5. O horário e a duração das aulas serão os mesmos da grade presencial?

Sim, os horários serão mantidos. Você deverá acessar a plataforma Teams nos horários previstos de suas aulas, com exceção das aulas práticas que não possam ser ministradas por meio da plataforma de acesso.

6. Como serão feitas as aulas práticas?

Dispomos de recursos de tecnologia para simular algumas atividades pedagógicas em ambiente virtual. No entanto, atividades que necessariamente exijam o manuseio de ferramentas e presença em laboratórios físicos serão reprogramadas para serem cumpridas após a liberação das aulas presenciais.

7. Se eu perder uma aula posso recuperar o conteúdo?

Sim. Todo o conteúdo de aulas e materiais de apoio ao estudo estarão disponíveis na plataforma, para acesso a qualquer momento.

8. Consigo falar com o professor a distância, para tirar dúvidas?

Sim. A plataforma permite interação em tempo real entre professor e alunos e entre os próprios alunos da turma. Você poderá fazer perguntas e obter respostas.

9. Como serão feitas as provas?

O desempenho acadêmico vai ser avaliado a partir de um conjunto de elementos, além das ferramentas tradicionais de aferição de conhecimento. Os professores estão empenhados em desenvolver atividades criativas, capazes de avaliar quanto os alunos aprenderam.

10. Não tenho internet em casa, ou, minha internet tem velocidade muito baixa. Conseguirei acompanhar as aulas?

O Centro Paula Souza está desenvolvendo estratégias e parcerias para que todos os alunos sejam capazes de acompanhar as aulas online. Com base em um levantamento das condições de infraestrutura tecnológica de cada unidade de ensino e dos estudantes, está sendo montado um plano de contingência, com objetivo de atender as necessidades. As dificuldades de conexão ou de acesso a equipamentos serão avaliadas caso a caso.

11. Se eu tiver dúvidas ou problemas técnicos, a quem posso recorrer?

Você pode entrar em contato diretamente com sua escola. E também pode acessar o site das Etecs (etec.sp.gov.br) ou das Fatecs (fatec.sp.gov.br). Caso não consiga resolver seu problema, uma equipe de suporte está preparada para tirar suas dúvidas básicas e auxiliar em suas dificuldades com o sistema de acesso às aulas. Basta enviar um e-mail para suporte@cps.sp.org.br.

12.Que cuidados devo ter para minha segurança no novo modelo de ensino remoto?

Em primeiro lugar, saiba que o Centro Paula Souza não está fazendo nenhuma ação de recadastro, migração de contas ou de serviços, validação de dados. Qualquer comunicação nesse sentido, é falsa. Também nenhuma conta será desativada ou cancelada. Ao longo do curso, jamais clique em links que não tenham sido enviados por uma conta dos domínios oficiais (@cps.sp.gov.br |@etec.sp.gov.br | @fatec.sp.gov.br | @cpspos.sp.gov.br).

13. Quanto tempo vai durar a modalidade a distância?

Não há previsão de duração do período em que as unidades ficarão fechadas. Essa decisão será tomada no âmbito do governo do Estado de São Paulo e comunicada ao Centro Paula Souza, que informará a comunidade acadêmica.

 

Data: 23/04/2020 ás 13:24:52

Fonte: Assessoria de Comunicação CPS

Leia Mais

 
both do cont
 
Desenvolvido por: Agência Netzee - Desenvolvimento de Sites
Etec Amim Jundi R. Japão, 724 - Centro - CEP 17700-000 - Osvaldo Cruz/SP
Telefone: (18) 3528-3982 / (18) 3528-4760
E-mail: e027acad@cps.sp.gov.br  

Este website foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0).

Se houver qualquer coisa (ocorrência) neste site relacionado a acessibilidade ou a validação que não estiver de acordo com os padrões, por favor entre em contato.