EscolaETEC AMIM JUNDI - CENTRO PAULA SOUZA

Conheça mais sobre a História da Etec

Fundada em 1962 como Ginásio Artesanal, foi transformada em Ginásio Industrial em 1972, oferecendo os cursos de Marcenaria, Mecânica e Desenho Técnico em Mecânica. Em 1980 o Ginásio Industrial foi fechado e teve suas atividades paralisadas por dez anos, até 20 de agosto de 1990, quando foi refundado como Escola Técnica Estadual de 2º Grau de Osvaldo Cruz, pertencendo à Divisão de Supervisão e Apoio às Escolas Técnicas Estaduais - DISAETE, da Secretaria Estadual de Educação. Em 1994 passou a integrar a rede de escolas do Centro Paula Souza, oferecendo os cursos técnicos em Enfermagem, Contabilidade e Auxiliar de Enfermagem. Em 1997 foi montado o primeiro laboratório de informática da unidade, fato que possibilitou a implantação do curso Técnico em Processamento de Dados, uma solicitação antiga da comunidade. Esse curso teve sua nomenclatura alterada para Técnico em Informática no ano de 1999. A partir de 1998 passou a oferecer o Ensino Médio regular, no período da manhã, além de implantar o curso Técnico em Vendas, noturno, com vistas a qualificar mão de obra para o setor de comércio, uma das áreas econômicas mais importantes do município e região. Considerando a vocação regional para a área de serviços e apostando no crescimento de cursos da Área de Gestão, em 2003 foram implantados os cursos de Técnico em Assessoria de Gerenciamento Empresarial e em Logística. No ano seguinte foram implantados os cursos de Técnico em Gestão Ambiental e Técnico em Química. Em 2006, considerando o expressivo número de micro e pequenas empresas existentes em Osvaldo Cruz e região, foi implantado o curso de Técnico em Gestão de Pequenos Negócios. Em 2007 foi implantado um novo curso na área de informática, o Técnico em Web Design, cuja denominação foi alterada posteriormente para Informática para Internet. No ano de 2009, foi implantada a primeira turma de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, atendendo a uma necessidade do mercado de trabalho (entidades públicas e privadas) e uma reivindicação dos alunos concluintes do curso Técnico em Enfermagem, que tinham o interesse de aumentar sua qualificação profissional. Também houve a implantação do curso Técnico em Comércio, que substituiu o curso Técnico em Gestão de Pequenos Negócios.

Transformação

No ano de 2009 teve início a uma grande reforma na estrutura física da escola. Foram construídas 8 novas salas de aula, houve adequações e reformas diversas em todo o prédio, construção de novos banheiros para alunos e alunas, cobertura dos acessos às salas de aula, aumento do pátio coberto, ampliação da Secretaria Acadêmica e da Diretoria de Serviços Administrativos, entre outros. Esta obra foi concluída em 2010.

Nossos resultados na prática

Sobre o SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo 2018, a ETEC Amim Jundi ficou em 1º lugar no Município, entre as escolas públicas, de acordo com dados do Governo do Estado, foram 143 alunos avaliados, em Língua Portuguesa: média estadual das escolas públicas (278,80), média da Diretoria de Ensino (275,10), nota da Etec Amim Jundi (317,20); Matemática: média estadual das escolas públicas (278,60), média da Diretoria de Ensino (282,90), nota da Etec Amim Jundi (325,10). Outro destaque é a quantidade crescente de alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnicos da Etec realizando Estágio Supervisionado em Instituições Públicas e privadas parceiras da unidade de ensino.